O líder tem que estar adaptado a mudanças, com a mente aberta a sugestões e opiniões, sendo boa ou ruins. Jamais deixar o seu objetivo para trás, contra tudo e todos, certo ou errado colocar em pratica, superando tudo com a cabeça levantada.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Oi Bruna!!
Amei sua postagem...
E por falar em líderes, peças chaves em uma boa estrutura organizacional, temos uma grande variedade deles hoje em dia. De acordo com a nova abordagem da liderança foram traçados estilos de liderança que refletem alguns padrões:
O “Líder carismático”: carisma é uma palavra grega que significa “dom de inspiração divina”. Ou seja, o líder carismático é aquele que inspira em seus liderados a confiança, obediência espontânea e envolvimento emocional. O líder carismático é visto por seus liderados como alguém que possui qualidades excepcionais. Um exemplo deste tipo de líder são os líderes religiosos como Jesus Cristo ou Gandhi.
O “Líder executivo”: é aquele que surgiu por causa da busca das organizações pela obtenção da ordem, ele costuma possuir muitas habilidades técnicas e competência.
O “Líder coercitivo”: aquele que exerce a liderança através da coerção, violência, que pode ser verbal ou física. Neste estilo de liderança a relação entre líder e liderado é instável. (Muito instável!)
O “Líder distributivo”: aquele que apenas delega tarefas, sempre controlando, acompanhando de perto e cobrando resultados. É o líder que não constrói nem destrói mantendo um posicionamento de “posições e papéis”.
O “líder educativo”: aquele que costuma dar o exemplo, seus liderados tem uma relação de responsabilidade com o trabalho. É onde existe abertura para troca de conhecimentos não apenas técnicos, mas também humanos.
O “Líder inspirador”: aquele que raramente precisa dar ordens a seus liderados, eles se sentem atraídos pela figura do líder e estão dispostos a fazer o que é necessário.
Oi Bruna ...
MUito bom o seu blog...
Gostei muito dos seus assuntos e por falar em líder eu li algumas reportagens e achei uma muito importante que é o seguinte...Segundo Jim Collins, há nas empresas hoje três tipos de líderes: os maus, os bons, e os excelentes. Os maus obviamente não deveriam existir... pois logo que identificados, deveriam ser retirados do cargo. Os bons são os que fazem seu trabalho, não ajudam muito mas também não atrapalham. Seguem dia após dia fazendo não mais do que a obrigação. E existem os líderes excelentes, que são indivíduos que aliam uma tremenda humildade com uma enorme determinação profissional. São líderes que não medem esforços, fazendo o que precisa ser feito para o aprimoramento contínuo da instituição que representam.
Adorei o texto e o blog,
Dentro de uma organização o líder tem que analisar muito bem os seus funcionários e suas necessidades e tentar sempre motivá-los , estimulando os a trabalhar em sua empresa para todos juntos possam atingir o resultado esperado pela empresa.
Oii parabéns sobre o seu trabalho sobre Estrutura Organizacional esta bem esclarecido o que é.
Postar um comentário