segunda-feira, 17 de novembro de 2008

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Estrutura organizacional

É um instrumento básico para o desenvolvimento e implementação do plano organizacional, sendo representado pelos organogramas. Que depende da cultura organizacional atribuídos pelos fatores internos e externos. Retratando o modo de funcionamento da organização. Assim o seu principal objetivo esta na distribuição de cargos e setores, justificando as decisões e ações, ou seja, como a empresa esta dividida.

Podendo Gerar, Ser e O Mais Utilizado

Podendo gerar estrutura formal é planejada, o fluxo de autoridade é descendente, ela é mais estável, é sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização. Ou a estrutura informal são identificadas com a interação social estabelecidas entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma.

Pode ser estrutura Burocráticas sendo centralizada gerando concentração de poder na alta administração possibilitando maior segurança nas informações. Ou estruturas orgânicas sendo descentralizadas acarretando distribuição de poder entre os níveis hierárquicos, surgindo maior necessidade de controle e coordenação, mas pode ocorrer ideias inovadoras.

A mais utilizada é a estrutura burocrática inovada com algumas características da orgânica fazendo uso de ferramentas como o empowerment e ter o achatamento dos seus níveis hierárquicos, diminuindo a distancia da comunicação entre chefes e subordinados.

Dentro de uma Organização

O líder tem que estar adaptado a mudanças, com a mente aberta a sugestões e opiniões, sendo boa ou ruins. Jamais deixar o seu objetivo para trás, contra tudo e todos, certo ou errado colocar em pratica, superando tudo com a cabeça levantada.